Vender casa: Com ou sem agência imobiliária?

vender casaDar dinheiro a uma agência imobiliária dói. Mas em tempos de venda difícil , escolher uma boa agência pode ser a melhor opção.

Vender casa: Prepare-se

Antes de decidir se quer ou não contratar uma agência, devia ter certeza absoluta que quer vender a sua casa. Não vale a pena perder tempo e dinheiro, caso emocionalmente não esteja preparado para a venda. E se é obrigado a vender? Então aceita o que não pode mudar e tenta fazer o melhor da situação. Só quando se decidiu vender e não sente remorsos, vai poder vender a casa a um bom preço. Se no fundo não quiser vender a casa, não vai apresentá-la da melhor forma, o que pode resultar num preço mais baixo de venda.

Quando decidiu vender a casa, devia prepará-la. Muitos compradores de casas têm pouca fantasia e não conseguem imaginar a casa sem móveis, bem pintada ou com jardim arranjado. O que significa, que tem que mostrar a casa na melhor luz possível. Ninguém quer comprar uma casa com manchas de fungos na parede, ou se quiser, vai querer baixar o preço. Por isso: Invista na beleza da sua casa e mantenha a arrumada, quando possíveis compradores vêm a visitar.

Uma casa bem arranjada também é importante para tirar fotografias bonitas. Se tentar vender a sua casa sem agência, procure publicar boas fotografias. Pode valer a pena contratar um fotógrafo profissional – já que poupa a comissão da agência. A maioria dos compradores pesquisa online e só vai visitar casas que acha interessante. Fotografias profissionais podem fazer a diferença.

Vender casa: Saber o preço adequado

receba comparar-juros.com por mailPara saber quanto pode pedir, devia pesquisar bem o mercado imobiliário na sua região – online e offline. Aceder a sites de mercado imobiliário é o primeiro passo, mas convém também ver as ofertas publicadas nos balcões dos bancos e nas agências imobiliárias.

Antes de se decidir por um preço não se esqueça que o comprador vai querer negociar – pode valer a pena, escolher um preço um pouco mais caro do que pretende receber, para ter espaço de negociação.

Vender casa: Vantagens de trabalhar com agências imobilárias

Se optar por contratar uma agência imobiliária poupa-se muitas dores de cabeça, visto que a agência vai ajudar a esolher o preço certo, tirar as fotografias e mostrar a casa a pessoas interessadas e também prepara o contrato. Por outro lado vai ter que dar por volta de cinco por cento do valor da venda ao agente imobiliária. O que significa que se vender a casa por 200.000 euros, 10.000 euros vão para a agência.

Vender casa sem agência: Cuidados a ter

Também depende da situação em que esta: Se precisa de vender a casa o mais rápidamente possível, devia escolher uma agência com experiência no local onde vive. Se tem tempo e paciência, pode optar por tentar vender a casa sem agência. Mas atenção: Quando encontrou um comprador da casa, devia fazer o contrato com a ajuda de um advogado especializado. Erros cometidos no contrato de venda podem custar caro mais tarde.

Se este artigo lhe foi útil, talvez queira subscrever a nossa newsletter.