Seguro automóvel: Como poupar no prémio

Um mulher a conduzirConsumidores que querem poupar analisam já na compra do carro os futuros custos do seguro automóvel. No entanto há mais truques para poupar.

Quem pensa em comprar um carro novo ou usado, devia já antes da compra calcular quanto terá de pagar de seguro. Há várias calculadoras online que permitem comparar os prémios, tal como ok!teleseguros ou Direct. Seria triste ter o carro dos seus sonhos na garagem e não poder usá-lo porque não se consegue pagar o prémio do seguro.

Seguro automóvel: Comparar condições e preços

Para encontrar um seguro automóvel barato, convém sempre comparar as ofertas de várias asseguradoras para encontrar a oferta mais competetiva. Mas atenção: O preço não é tudo. Além do preço convém também ver as condições da asseguradora e quais as coberturas incluídas.

Antes de comparar os seguros, analise que tipo de coberturas lhe fazem falta. A lei obriga a fechar um seguro de responsabilidade civil com capital de cinco milhões de euros para danos corporais e de um milhão para prejuízos materiais. Se achar estes valores insuficientes, pode escolher um contrato com limite de 50 milhões de euros.

Regra geral, o seguro de responsibilidade civil é vendido com a assistência em viagem, mas não é obrigatória. O preço da assistência em viagem difere dependente dos serviços incluídos: Mais assistência, maior será o preço.

Quem quiser poupar no seguro pode optar por assinalar o seguro de responsibilidade civil e talvez a assistência em viagem. Essa escolha é só recomendável para carros antigos que já não valem muito. Proprietários de carros novos ou carros financiados por um crédito deviam optar por seguros mais completos.

Ler mais