Seguro automóvel: Como cancelar

Um homem em frente do computadorVendeu o seu carro ou encontrou um seguro mais barato? Saiba como cancelar o seu seguro automóvel.

Se quer poupar dinheiro, vale a pena de vez em quando analizar os seus contratos de seguro, só assim saberá se tem os seguros mais vajantosos para si. Se encontrar um seguro automóvel melhor, antes de mudar para a nova companhia deve cancelar o contrato antigo primeiro. Infelizmente não consegue sair do seu seguro de automóvel, só porque encontrou uma oferta melhor. Deve esperar que chegue data de vencimento do seu contrato e informar o seu seguro pelo menos 30 dias de antecedência. Fora deste prazo só pode cancelar o contrato com justa causa.

Cancelamento do seguro automóvel: Venda de carro

Ter vendido o carro é um exemplo para uma justa causa. Neste caso, pode informar o seu seguro a qualquer momento que pretenda cancelar o contrato. Se já tiver pago a anuidade da apólice, o seguro é obrigado a devolver o valor correspondente aos meses de seguro que não irá beneficiar.

Para conseguir o estorno, deve entregar o comprovativo da venda do carro, o postal de anulação que recebe da sua seguradora, e a carta verde. Outra razão pela qual tem o direito de cancelar o seu contrato é o abate do carro, por exemplo, depois de um acidente ou extinção da matrícula.

Suspensão do seguro

Também pode acontecer que vendeu o seu carro, mas está muito satisfeito com a sua seguradora. Se pretende comprar outro veículo e benefeciar das mesmas condições de seguro, tem a possibilidade de suspender o contrato. O prazo depende de seguradora para seguradora, mas regra geral, tem 120 dias até registar um carro novamente no seu apólice.

A suspensão é uma alternativa interessante à anulação, pois permite manter a apólice sem perder a bonificação. No caso de não comprar carro dentro de 120 dias, a apólice fica anulada desde o dia em que a mesma foi suspensa.

Se este artigo lhe foi útil, talvez queira subscrever a nossa newsletter.