Lista negra: Os factos mais importantes

lista negraTer o nome na lista negra soa perigoso, mas é perfeitamente normal. Saiba como funciona a Central de Responsabilidades de Crédito.

Conhecida como a lista negra do Banco de Portugal a Central de Responsibilidade de Crédito (CRC) tem a função de ajudar bancos a avaliarem o risco de concessão dum crédito. Ou seja, quem já tiver cinco créditos, se calhar não deve ter mais um. O nome de cada português que tem um crédito de 50 euros ou mais está registado na Central de Responsibilidade de Crédito.

O que fica registado na lista negra?

As informações registadas podem ser positivas – quando os créditos são pagos pontualmente, ou negativas, em caso de incumprimento dum ou mais créditos. Baiscamente todos os encargos efetivos de créditos ficam registados na CRC. Junto com a identificação de cada cliente dum crédito encontram-se o montante das suas responsabilidades de crédito, o produto financeiro,o prazo, a situação de crédito e os montantes mensais a pagar.

Assim os bancos onde um cliente quer pedir um crédito ou um cartão de crédito ficam a saber quanto o cliente paga de crédito à habitação, de crédito ao consumo e quais são os montantes que pode utilizar nos cartões de crédito. Além disso ficam registadas garantias prestadas, fianças e avais.

Quando se pede um crédito

Quem quiser pedir um crédito deve sempre contar a verdade e não omitir informações. Como os bancos verificam as informações dadas pela Central de Responsibilidade de Crédito, saberão quais os créditos a pagar. No pior dos casos pode acontecer que um crédito é recusado, porque as informações dadas ao banco foram erradas. Quem não tem a certeza, quais os dados registrados na lista negra, devia aceder às informações na página da Central de Responsabilidades de Crédito.

Depois de ter aceite os termos de acesso, deve-se pressionar em “obter mapa”. Depois é possível fazer a autenticação com o cartão de cidadão, ou com o número de contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças. Se por algum motivo não é possível pedir as informações online, pode-se dirigir aos balcões do Banco de Portugal.

Ler mais