Homebanking: Sempre com segurança

olho de uma mulherFazer transferências e ver o saldo da conta a partir de casa é muito prático. Desde que seja com segurança.

Homebanking é uma ótima invenção, poupa tempo, nervos e muitas vezes dinheiro – visto que as comissões para homebanking são mais baixas do que quando se vai directamente ao balcão do banco. Por outro lado tem os seus perigos.

Hombanking deve-se sempre fazer a partir do próprio computador e não no trabalho ou pior ainda – num cyber café. A ligaçao à internet deve ser feita com cabo ou com com Wifi fechada. O código de segurança da Wifi não deve ser o código original, mas sim um codigo inventado pelo prorietário.

O acesso ao computador também deve ser protegio com um código. Este código não convém ser o nome do filho ou do cão. Uma forma segura de encontrar códigos é elaborar uma frase: „O meu filho lindo tem 9 meses 4 dentes e 3 bonecos!“ dá um ótimo código: Omflt9m4de3b!

Não só o computador, mas todas as contas online devem ser protegidas com códigos seguros que se alteram regularmente. Igualmente importante: Não memorizar os códigos de acesso no computador e manter o sistema operativo atualizado. Proteger o computador com firewall e um programa antivirus é igualmente importante – não só para utilizadores de homebanking.

Como se proteger do Phishing

O Password-fishing – pescar a palavra chave – é uma das formas mais perigosas de perder o controle sobre a sua conta. Como funciona: Criminosos mandam e-mails que parecem ser do seu banco e pedem a introdução de dados pessoais e códigos. Nenhum banco vai pedir informações dessas por e-mail. Por isso, ignorar, apagar e bloquear é a melhor forma de reagir a esse tipo de emails.

Quando se faz homebanking devia sempre conferir, se está a usar uma pagína encriptada – https na linha do browser significa que a informação é transmitida de forma encriptada. HTTPS significa „Hypertext Transfer Protocol Secure“ ou seja „protocolo seguro“.

Depois de cada sessão de homebanking é importante encerrar a sessão. Por dizer numa forma mais simples – quando se transfer dinheiro na máquina de multibanco tem que ter certeza que ninguém está a ver o código PIN. Online convém ter o mesmo cuidado.

O que fazer no homebanking

Homebanking permite fazer quase todas as operações necesárias. É possível ver os movimentos na conta, ver o saldo e imprimir extratos. É possível fazer transfêrencis, carregar o telemóvel e pagar portagens. Em regra geral, os bancos online permitem mais serviços do que bancos com uma rede de balcões.

Se este artigo lhe foi útil, talvez queira subscrever a nossa newsletter.