Dívidas: Como receber ajuda

No passado o acesso ao crédito foi muito fácil. O resultado: Muita gente perdeu o controlo sobre o orçamento. Como reagir.

Quando o dinheiro começa a faltar no final do mês e as contas começam a acumular é óbvio que existe um problema. O pior que se pode fazer nessa situação é fechar os olhos e ignorar o problema, porque dívidas não desaparecem.

Dívidas: Entrar em contacto com as empresas

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com as empresas, às quais ainda se deve dinheiro. Explique a situação e tente negociar o pagamento da dívida, na forma de prestações, ou mais tarde. Caso não consiga pagar os seus créditos também devia falar com o seu banco.

Tente renegociar o crédito. Melhor seria tentar baixar os juros e assim reduzir os custos do crédito – infelizmente muitas vezes só é possível prolongar o crédito. Ou seja – os custos mensais do crédito diminuem, mas os custos total do crédito aumentam.

O pior que se pode fazer é pedir um crédito para pagar outro crédito, porque assim se inicia um ciclo vicioso. No momento em que acontecer um imprevisto será impossível pagar os créditos e a situação ficará pior ainda.

Ler mais