Contas esquecidas: Como encontrar

como encontrar contas esquecidasOs pais abriram uma conta de poupança para os filhos, que entretanto esqueceram. Um empregado abriu uma conta para as despesas de trabalho que já não é utilizada. Acontece. E custa muito dinheiro.

Existem muitas razões para deixar de usar uma conta . Seja porque o crédito à habitação está pago e por lapso, não se encerrou a conta à ordem da qual foi retirado o dinheiro. Ou porque se abriu uma conta para receber as prendas do casamento? Seja como fôr. Contas – usadas ou não – custam dinheiro. Contas não usadas tornam se mais caras do que contas em uso. Porquê? Há contas à ordem que são grátis quando há um certo saldo ou movimentação da conta. Caso não haja movimentação na conta, perde-se a isenção da anuidade. Muitas vezes os clientes não se apercebem que estão a pagar comissões bancárias até o saldo da conta acabar.

Para evitar essas situações clientes bancários podem exigir uma lista de todas as suas contas junto do Banco de Portugal. Para obter essa lista há duas formas: Ou se dirige a um balcão do Banco de Portugal ou faz o seu pedido online.

Obter Mapa da Base de Dados das Contas online

Para receber a lista de todas as suas contas tem que se registar na página do Banco de Portugal.

Pessoas singulares precisam do seu Cartão de Cidadão para fazer o registo, ou do seu número de contribuente juntamente com a senha de acesso ao Portal das Finanças.

Se encontrar contas não utilizadas, convém fechar essas contas junto do respetivo banco, visto que contas não utilzadas podem custar até 200 euros por ano. Também convém ver se as contas existentes são mesmo as melhores de mercado. Porquê pagar comissões caras se há bancos que cobrem muito menos? Pode ser mais barato usar uma conta ordenado do que uma conta corrente normal por exemplo. Muitas vezes bancos online oferecem condições mais interessantes, já que não têm de sustentar uma rede de balcões.

receba comparar-juros.com por e-mail