Comparação: Depósito a prazo

Depósito a prazo três meses - Top 5



Top 5: Depósito a prazo 1 ano



Depósito a prazo seis meses - Top 5



Depósito a prazo com juros antecipados - Top 5



O que é um depósito a prazo?
Um depósito a prazo, é um depósito em que o cliente bancário deposita o seu dinheiro durante um tempo definido. Para depositar o seu dinheiro o cliente recebe juros, porque de fato está a dar um empréstimo ao banco.

Como é que os juros são calculados num depósito a prazo?
Em geral todos os bancos sempre falam de taxas de juros anuais. Ou seja, o cliente receberá esses juros, caso o dinheiro fique lá depositado um ano. Se o cliente depositar o seu dinheiro durante três meses num depósito a prazo receberá então um quarto dos juros prometidos. Quando os bancos publicitam os seus depósitos a prazo, utilizam normalmente a TANB para definir o valor dos juros.

O que é a TANB?
A TANB é a Taxa Anual Nominal Bruta. É a taxa de juro bruta, sem a retenção de IRS, que é feita automaticamente pelo banco na fonte.

O que é a TANL?
A TANL é a Taxa Anual Efectiva Líquida – ou seja – são os juros que o cliente bancário vai receber. É a TANB menos a retenção de IRS. Como a retenção de IRS é de 28%, a TAEL pode ser calculada assim: TANB x 0,72.

Quanto tempo posso depositar o meu dinheiro num depósito a prazo?
Os bancos oferecem depósitos a prazo de três, seis, ou nove meses, e um ou dois anos.

Posso tirar o meu dinheiro antes do prazo combinado?
Varia de banco para banco. Há bancos que proíbem a movimentação antecipada. Outros punem a movimentação antecipada com a perda parcial ou total dos juros.

O que acontece se o banco falir?
Os institutos bancários criaram o Fundo de Garantia de Depósitos e o Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo. Esses fundos garantem o valor dos depósitos até um limite máximo de 100.000 euros por cada depositante e por cada instituição de crédito. Ou seja – se o banco for a falência, depósitos até 100.00 euros estão garantidos.

Para que tipo de investidores são aconcelháveis depósitos a prazo?
Depósitos a prazo são investimentos bastante seguros para investidores conservadores. Como os riscos são poucos, os lucros também são menores. Para investir num depósito a prazo deve se ter a certeza de que, não se irá precisar do dinheiro dentro do prazo combinado com o banco.