Clientes insatisfeitos: Como reclamar no banco

mulher zangadaNa relação entre banco e cliente podem surgir problemas. Quando vale a pena fazer queixa, e quando se devia suspirar e esquecer.

Enquanto cliente bancário, tem-se o direito de fazer uma reclamação, quando achar que o banco não agiu da forma adequada. Mas isso não quer dizer, que deve logo pedir o livro de reclamação ou escrever uma carta ao banco de Portugal, porque a receção não foi suficientemente amigável, ou porque o tom no telefone deixou a desejar.

Reclamar no banco: Razões para fazer queixa

Qualquer cliente dum banco pode exercer o seu direito de reclamar, quando sente que o banco não agiu da forma certa.

Vale a pena reclamar por exemplo, se o banco altera de repente as condições negociadas no crédito à habitação. Acontece que o banco antes da escritura comunica que o spread será agravado.

Os clientes ficam numa situação difícil: como já se comprometeram a comprar o imóvel, muitas vezes aceitam as piores condições com medo de perder a casa. Melhor seria se os clientes exigissem a manutenção das condições. E se o banco recusar deviam pedir o reembolso de eventuais danos que daí resultem, por exemplo, a perda do sinal pago ao vendedor. Além de fazer queixa no livro das reclamações pode reclamar ainda junto do banco de Portugal. Em último caso devia levar o caso a tribunal.

Outra razão para reclamar é quando houve movimentos não autorizados na conta bancária ou, se o banco cobre serviços que o cliente não pediu.

Como reclamar no banco

Em qualquer das situações devia primeiro tentar resolver o problema directamente com o banco, seja no balcão ou através dum formulário online. A vantagem de apresentar queixa por escrito, é que terá uma prova na mão. Só depois devia apresentar queixa no livro de reclamações ou directamente no Banco de Portugal.

Como reclamar no livro de reclamações

Todos os bancos são obrigados a terem um livro de reclamações, que os clientes podem solicitar. A vantagem: A situação fica registada, vistoque bancos são obrigados a passarem o livro de reclamação ao Banco de Portugal. Se quiser apresentar a reclamação directamente no Banco de Portugal pode escrever uma carta, um e-mail ou fax, ou utilizar o formulário online. Depois de ter apresentado a relamação é possível consultar a reclamação online.

Se preferir mandar uma carta, convém mandar uma carta registrada para para o Banco de Portugal, Apartado 2240, 1106-001 Lisboa.

A reclamação devia conter o nome e a morada do banco, os factos dos acontecimentos, o nome completo e a morada do cliente e o o número de BI, Cartão de Cidadão e Número de Identificação Fiscal ou Número de Identificação de Pessoa Coletiva.

O Banco de Portugal publica um relatório anualmente acerca das reclamações apresentadas. Em 2015, as cinco instituições mais reclamadas nas contas de deposito à ordem foram: BBVA, Banco do Brasil, Barclays Bank, Banif e Activo Bank.

Os Top 5 da lista de reclamações no credito à habitação foram:  BBVA, Barclays Bank, Deutsche Bank, Banco Santander Totta, Banco BIC.

receba_comparar_juros