Cartão de crédito: Qual é o melhor para si?

Beautiful smiling young girl shopping with credit cardExistem varias modalidades de cartão de crédito: pré-pago, cartão de crédito institucional e cartão de crédito de fidelidade. Qual é o melhor? Depende.

Quando se pede um cartão de crédito, o mais importante é analisar os custos. Muitos cartões de crédito são emitidos sem anuidade. Mas um cartão sem custos fixos pode ser caro na mesma. Porque os bancos não ganham grandes lucros com a anuidade, mas com os juros que o cliente paga quando faz compras com o seu cartão de crédito. Quem quer usar o cartão de crédito como crédito, devia comparar a TAEG de vários cartões.

As taxas anuais de encargos efetivas globais (TAEG) nos cartões de crédito e no crédito ao consumo estão limitadas. No primeiro trimestre de 2016 a TAEG máxima para cartões de crédito é de 17,9 por cento.

Quem deseja utilizar o cartão de crédito para pequenas compras que não precisam de ser faseadas, pode optar por um cartão sem anuidade, porque a TAEG perde a sua importância.

Como funciona um cartão de crédito?
Cada cartão de crédito tem um limite máximo de crédito estabelicido, que se chama plafond. Quando o cliente usa o cartão, beneficia do crédito que o banco lhe concedeu. Depois, ou o cliente paga o crédito de volta até a data limite e não tem que pagar juros – ou paga só uma parte, e para o montante não pago são aplicados juros.

O cartão de crédito é útil para levantar dinheiro em Portugal e no estrangeiro, para fazer compras online, pagar bens e serviços, ou ainda, alugar um carro.

Quais são os tipos de cartões existentes?
No mercado português existem vários tipos de cartão de crédito. Os mais usados são os cartões de crédito emitido pelo banco, onde possui a sua conta à ordem, e o cartão de crédito de fidelidade.

Quem tem conta à ordem e cartão de crédito no mesmo banco, pode usar o cartão de crédito como cartão de débito. Normalmente o limite do crédito depende da movimentação da conta, e um plafond mais baixo pode subir com o tempo. Se o cliente não tem conta à ordem, os bancos também emitem cartões só de crédito estabelecendo um limite de crédito para o cartão.

Cartão de crédito de fidelidade e pré-pago

Além dos bancos, lojas também emitem cartões de crédito em cooperação com os bancos, para fidelizar os seus clientes. Lojas como Ikea, Worten e Continente permitem aos seus clientes fazer compras a crédito. Em alguns casos é possível ter acesso a um crédito gratuito.

Para a educação financeira dos filhos, um cartão de crédito pré-pago pode ser interessante. O plafond do cartão já está pago, garantindo que os filhos não passam os limites razoáveis. Também pode ser interessante usar um cartão pré-pago em viagens, ou para efectuar compras online.

Cartão de crédito sem anuidade

Barclaycard tem duas ações interessantes para clientes novos, que fazem a adesão online até final de janeiro 2016. Ambos os cartões do Barclays são isentos de anuidade e têm um limite de crédito inicial até 6.000 Euros. Nos primeiros 50 dias os clientes não pagam juros, depois o Barclays pede uma TAEG de 17,9 por cento.

Outra vantagem: Aderentes dum desses cartões recebem um seguro de assistência em viagem gratuito e participam no programa de benefícios Barclaycard Extra, com descontos até 50 por cento.

O Barclaycard Rewards dá pontos em cada compra. Por cada euro que gastar com Barclaycard Reward ganha um ponto, enquanto com a primeira compra ganha automaticamente 9000 pontos. 9000 pontos valem um voucher de 50 euros na Fnac ou uma noite em quarto duplo numa Pousada.

O Barclaycard Flex foi criado para quem quer aliviar um pouco a sua conta à ordem, visto que o cartão pode ser não só ser usado para efetuar pagamentos, mas também para transferir dinheiro para a conta à ordem. Clientes novos que decidem aderir ao Barclaycard Flex até ao final de novembro, recebem um tablet da Samsung, um Smartphone Galaxy J1 ou um sistema de som da Philips.

Se este artigo lhe foi útil, talvez queira subscrever a nossa newsletter.

Cartão de crédito sem anuidade – Top 6



Cartão de crédito online - Top 5