Banco de Portugal: Como consultar a lista negra

Uma mulher em frente do computadorCada pessoa que contraiu crédito está na chamada lista negra. Para saber quais as informações registadas, basta registar-se online.

Na verdade, a lista negra chama-se Mapa de Responsabilidades de Crédito e é gerida pela Central de Responsibilidade de Crédito. Se as informações registadas são mesmo negras, depende de pessoa para pessoa. Quando um crédito é pago regularmente, as informações são positivas. Quando uma pessoa não cumpre os seus deveres de crédito, as informações são negativas.

Lista negra: Obter Mapa de Responsabilidades de Crédito

Para consultar a lista branca ou negra no Banco de Portugal, basta aceder à pagina da Central de Responsabilidades de Crédito.

Depois de ter aceite os termos de acesso, deve-se pressionar em “obter mapa”. Depois é possível fazer a autenticação com o cartão de cidadão, ou com o número de contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças. Se por algum motivo não é possível pedir as informações online, pode-se dirigir aos balcões do Banco de Portugal e receber “o cadastro” pessoalmente.

Lista negra: Controlar os dados registados

Qualquer cidadão português que tem um crédito, um cartão de crédito, ou é fiador de algúem, devia de vez em quando, controlar o historial dos seus créditos. Por um lado, devia confirmar que as informações estão certas, por outro lado, é bom saber ao pormenor a situação de créditos e produtos contratados.

Lista negra: Como sair

Às vezes, os dados registados na Central de Responsabilidades de Crédito podem ser a razão porque um banco não quer dar outro crédito ou não cede mais um cartão de crédito. Quem chegar a este ponto devia pensar bem, se é mesmo uma boa ideia pedir outro crédito ou fechar mais um contrato.

Para branquear a lista negra não há muitas possibilidades: pagar os créditos registados, ou renegociar com o banco. Se está a pagar 300 Euros mensalmente para um crédito pessoal, podia renegociar a mensalidade por 150 Euros. Assim baixará os custos mensais e poderá eventualmente pedir outro crédito. Mas atenção: Quanto mais tempo se demorar a pagar um crédito, mais caro ficará. Pedir mais e mais créditos, pode ser o início da insolvência pessoal – que é com certeza a forma mais desagradável de sair da chamada lista negra.

Se este artigo lhe foi útil, talvez queira subscrever a nossa newsletter.