5 dicas para conseguir uma poupança

como conseguir uma poupançaPoupar dinheiro é um desafio. Não só porque os custos de vida aumentam e os juros estão baixos. Com cartões de crédito e lojas online gastar dinheiro atualmente é mais fácil do que nunca. Como conseguir poupar.

Felicidade não se compra – mas muitos desejos só conseguimos realizar com dinheiro. Por isso vale a pena meter dinheiro de lado de forma regular. Fazer uma poupança é muito mais barato do que pedir um crédito.

1. Dicas de poupança: Definir o alvo

Psicológicamente é muito mais fácil meter dinheiro de lado, quando se tem um motivo forte. Quer poupar para pagar a sua viagem de sonhos, um carro novo ou para pagar os estudos do filho? Quando sabe porque se faz um sacrifício é muito mais fácil não comprar a revista, os cigarros ou a televisão nova, e poupar o dinheiro por sua vez. Quando se sabe para que se precisa o dinheiro, o mais conveniente é escolher um produto financeiro feito para poupar.

2. Dicas de poupança: Definir o tempo

Nada é mais frustrante do que trabalhar para um momento que nunca mais chega. Se pretende poupar 10.000 euros e só consegue pôr 50 euros de lado por mês, vai precisar mais do que 15 anos para chegar lá. Por isso é importante defenir alvos realísticos – ou seja, primeiro tenta poupar 1000 euros – e quando conseguiu, já alcançou uma parte. Os mil euros pode investir num depósito a prazo, Certificados de Aforro – ou se quiser arriscar mais, em fundos de investimentos ou ações.

3. Dicas de poupança: Definir os métodos

Para conseguir uma poupança também é importante saber o que fazer. Como consigo o dinheiro extra que posso meter ao lado. Devo parar de fumar ou treinar em casa em vez de ir ao ginásio? Convém depositar dinheiro uma vez por ano – por exemplo quando se recebe o subsídio de férias ou de natal? Ou é melhor poupar um valor fixo todos os meses? E esse dinheiro devia ser retirado mensalmente da conta? Ou é mais satisfátorio meter cinco euros num porcinho quando não se comprou cigarros? Casa pessoa tem que decidir qual é a forma melhor e mais satisfatoria de poupar – e assim consegue chegar onde quer chegar. E não se esqueça: Construir uma poupança é uma maratona e não um sprint.

4. Dicas de poupança: Como conseguir manter-se firme

Tal como na maratona, ás vezes é a audiência que ajuda a chegar até o fim. Ou seja: Quando se conta o que se quer fazer a pressão social ajuda a não desistir. Quando se contou aos amigos e colegas que em vez de beber café todos os dias , põe o dinheiro de lado é mais díficil desisitir do que quando não se contou nada. Quando se poupa para uma viagem pode meter uma fotografia do destino na carteira ou na parede. Assim existe sempre uma lembrança de porque é que se está a poupar.

5. Dicas de poupança: Comparar juros e preços

Quem conseguiu juntar o dinheiro que quis juntar devia comparar bem os preços. Não vale a pena fazer sacrifícios para depois gastar o dinheiro demasiado facilmente. Se calhar chega à conclusão que afinal não tem que ser um carro novo, mas que um carro usado também chega. Quem quiser investir o seu dinheiro devia comparar bem os juros, por exemplo, de depósitos a prazo.

Se este artigo lhe foi útil, talvez queira subscrever a nossa newsletter.

Depósito a prazo três meses - Top 5